Você é aquilo em que acredita
Onde você está agora? Com o que você trabalha? Você realiza alguma atividade prazerosa? Você chegou onde queria? Alcançou seus sonhos? Há momentos em que você pensa que nem tudo aconteceu como você queria?
Não se preocupe, isso acontece com muitas pessoas e com mais frequência do que se imagina. Isso porque, o que está presente na sua vida não tem a ver com o que você faz, com seu esforço, com o tempo dedicado ou com a quantidade de conhecimento que você tem sobre qualquer assunto. O que você é agora é fruto de suas crenças, ou seja, daquilo a que você dá força. Mas o que é crença? Crença é a ação de acreditar na verdade ou possibilidade de alguma coisa.
Se você tem um objetivo na vida e suas crenças são positivas, então, ocorre o desembaraço, o crescimento, a evolução, o alcance dos objetivos, a abertura para possibilidades novas.No entanto, se as crenças são negativas, ocorre a obstrução, o fechamento e a sensação de que tudo o que a você faz não dá certo. Já sentiu uma profunda vontade de realizar alguma coisa e tentar e tentar sem ter sucesso nenhum? O problema é que conscientemente você desejava muito essa conquista, mas o seu sistema de crenças não era consistente o bastante para dar força a essa realização.E isso dá abertura para autossabotagem e para o medo.
Ao longo de nossa existência, por meio da educação que recebemos da família, dos professores, dos amigos, dos livros e tudo o que nos influencia, construímos um aprendizado em nossa mente que, na idade adulta, será responsável por orientar nossas escolhas, atitudes, ações e planejamento de maneira involuntária, sem que a gente perceba essa influência.
Quer ver um exemplo? Conheci uma pessoa que sonhava ingressar no curso de psicologia da universidade federal de sua cidade. Já que trabalhava o dia inteiro, se matriculou num cursinho noturno. No entanto, desde pequena ela sempre ouvia dizer que passar no vestibular para uma universidade federal era algo muito sacrificante e que precisava de horas intermináveis de estudo, coisa de que ela não dispunha. Ou seja, passaram-se anos e essa pessoa não teve sucesso, não porque não era inteligente e capaz, mas porque, de acordo com o que ela acreditava inconscientemente, essa era uma façanha impossível. Ou seja, por mais que agisse a favor de seu objetivo, sua vibração e seu pensamento atraia o contrário disso.
Você deve estar se perguntando: mas é possível fazer alguma coisa para evitar isso? É claro que sim. Se você gostaria de ter melhores resultados em alguma área, então precisa refletir sobre o que você acredita nessa área. Suas crenças em relação a isso são incentivadoras ou limitadoras? Alguns exemplos de crenças limitadoras são: não tenho tempo, isso é impossível, não mereço, não sou inteligente o bastante. Essas são bem simples e podem se desdobrar em outras mais complexas. Preste atenção no que você pensa e substitua por sugestões positivas até mudar o sistema de crenças que está enraizado em seu inconsciente. Se deseja arranjar um emprego, afirmar que emprego está difícil e que a crise financeira é um problema não poderá ajudar em nada. Uma ótima saída, nesse sentido, seria afirmar que você é ótimo no que faz e que qualquer empresa ganharia muito com o seu trabalho, por exemplo.
“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Essa frase de Henry Ford nos mostra que o ser humano pode querer, ser e realizar o que quiser, desde que acredite firmemente em suas capacidades. E você, para o que tem dado força neste momento?