A gente se habituou a olhar para o passado de uma maneira negativa, enfatizando os momentos difíceis, os erros, as vivências dolorosas e os marcos de dor. Toda essa carga manifesta emoções de culpa, ressentimento, rejeição, medo, arrependimento e angustia. E quanto mais manifestamos isso, mais produzimos pensamentos dolorosos criando uma atmosfera de muito negativismo.
Mas a melhor maneira de olhar para o passado está longe de ser essa. Isso porque, imaginamos erroneamente que ele está vivo dentro de nós na forma de memórias. Mas o passado não existe mais, já passou, já era. O que você viveu, as experiências, as decepções, as dificuldades morreram pra você.
Restou alguma coisa?
Sim, restou o que você aprendeu que é base para você se reestruturar dia a dia e trazer positividade e não sofrimento para o seu presente. Se você tem arrependimentos, tem uma oportunidade para melhorar suas atitudes. Se você errou, então tem um chance brilhante de aprender a levantar e olhar pra frente. Se você investiu em algo que não deu retorno, então tem uma oportunidade de recomeçar e fazer ainda melhor, pois agora, tem uma experiência a mais.
Com tudo o que você viveu, você aprendeu e cresceu. Isso só pode ser bom. Observe suas experiências com um olhar de aprendiz. Assim, poderá assumir o controle de sua vida, sair da negatividade e viver a coisa mais frutífera e maravilhosa que você tem: o seu presente.
Namastê